(47) 3232-8888
(47) 3234-0000
(47) 99631-7070
(47) 99125-7394
8h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h30

sulprasc@gmail.com

Nossos serviços



DESRATIZAÇÃO.

Os ratos possuem hábitos noturnos. Saem em busca de alimento somente durante a noite, uma vez que é o período mais fácil de obter alimento e menos perigoso também para eles. Muitas vezes quando a infestação ou família de ratos é muito grande podem aparecer durante o dia em busca de alimentos. Mais ainda, utilizam principalmente o olfato, a audição e o tato para a obtenção do alimento, uma vez que esses sentidos são mais aguçados do que a visão. Como eles têm várias habilidades físicas como nadar, subir em locais altos, saltar ou mesmo equilibrar-se em fios e cabos, eles conseguem obter alimento mesmo que esse esteja em locais de difícil acesso. Eles podem bloquear a respiração por até três minutos, permitindo a natação dentro de canos e esgotos.
Esses roedores possuem um ciclo de vida de 9 (nove) a 12 (doze) meses e com um período de gestação de aproximadamente 22 (vinte e dois) dias. A maturidade é atingida, por esses animais, após, no máximo, 3 (três) meses, isto significa que, apenas sessenta dias após o nascimento, eles já estão aptos a se reproduzirem. As fêmeas dos camundongos têm em média seis ninhadas no ano, com 3 a 8 filhotes por ninhada. Já as fêmeas dos ratos (preto e ratazana) têm até dez ninhadas por ano, com 7 a 12 filhotes por ninhada.

Doenças.
Os ratos são considerados os principais transmissores da doença. Os roedores domésticos mais comuns, que levam a leptospirose ao homem, são o rato de telhado (ou de forro, o Rattus rattus), a ratazana (de praia ou de esgoto) e o camundongo (o Mus musculus).

Sinais de infestação.
Presença: Avistar ratos significa uma considerável infestação, principalmente quando isso ocorre durante o dia, pelo fato dos ratos terem um hábito noturno, a presença deles durante o dia demonstra uma grande infestação. Para cada rato visto existem no mínimo mais 10 ratos na área, pois eles vivem em colônias.
Fezes: Um dos melhores indicadores de infestação são as fezes. Através do tipo e tamanho das fezes é possível identificar a espécie de roedor presente na área.
Trilhas: É um caminho bem batido, de 5 a 8 cm de largura, encontradas normalmente perto de paredes e muros, atrás de materiais empilhados, sob tábuas.
Roeduras: Os ratos costumam roer (sem ingerir) materiais como madeira, cabos de fiação elétrica e embalagem de alimentos para gastar sua dentição e para chegar a alimentos.
Tocas: Encontradas junto ao solo, muros, paredes, e normalmente indica a infestação por ratazanas.

TRATAMENTO
Os métodos de controle de ratos, ou desratização são extremamente difíceis por ser o rato um animal muito adaptável. Uma das estratégias, consiste em tirar um dos três elementos indispensáveis para a vida do animal, a água, o abrigo e a alimentação.
No caso da água ser retirada, o animal irá mais longe para obtê-la, mas voltara a seu abrigo, se retirarmos o abrigo, ele fará um novo abrigo próximo ao atual, sobrando assim, somente a alimentação.
O uso de venenos deve ser feito por pessoas capacitadas, que conheçam o processo de manipulação e aplicação, uma vez que o uso indevido pode causar o aumento da população ao invés de exterminá-la.
Para que seja eficiente, deve-se conhecer o melhor possível a biologia do animal que desejamos eliminar, e então usar técnicas como as listadas abaixo:
Isca Granulada: Produto anticoagulante mais usado, após ingerido o rato  morre algum tempo depois por hemorragia interna. Esta isca não mata na hora, para evitar que o rato não associe a morte do membro da família ao produto ingerido.
Isca Parafinada: Ideal para uso externo (ralos, jardins, etc), não estraga com a chuva. Estas iscas são de dose única, basta uma única mordida para levar o rato à morte. Por possuir gosto extremamente amargo, é de difícil ingestão para seres humanos e animais domésticos, mas fatal para o rato, matando-o também por hemorragia interna.

 

Pó Químico: Mesmo os ratos vivendo em esgotos, eles são mamíferos muito limpos, e por isso estão constantemente se lambendo. Esse pó é colocado nas tocas, e nas trilhas dos ratos, por ter eletrostática negativa o pó fica grudado no pelo, e quando o rato fizer a higiene pessoal (lamber) acabará ingerindo o produto, levando-o á morte também por hemorragia.
Iscas Cereais: É uma mistura de fortes atrativos para o rato, com produtos diversos, tem um efeito rápido e limpo. Geralmente usado onde a infestação é muito alta e tem grande oferta de alimentos para os ratos.
Há também outros métodos, como a colocação de barreiras físicas e predadores naturais com gatos. Esses métodos ajudam muito, mas dependendo da infestação pode não ser suficiente para resolver o problema.
Sempre é recomendado fazer o controle integrado com produtos químicos juntamente com outras ações como, vedação, manter alimentos fechados, manter os ambientes limpos e organizados, eliminar esconderijos, fechar ralos e bocas de lobo, obstruir tocas, colocar barreiras, etc.